segunda-feira, 1 de junho de 2015

Propostas de como fazer com que um número maior de pessoas aproveite tal recursos

          Para que um número maior de pessoas aproveitem os recursos digitais é imprescindível que seja percebido que o maior problema para a abrangência desses grupos, os quais ainda não possuem contato com a internet, é a falta de recursos financeiros. Para isso, faz-se necessário criar uma versão de baixo custo de telefones, computadores, internet, mesmo que isso comprometa a qualidade do produto, ao menos há o contato. Continuar com programas governamentais, como o "Computadores para todos", desde que a população seja instruída para não vandalizar e hackear computadores. Isso só sera possível com a maior fiscalização e imposição de leis rígidas nesses locais. 
              Contudo, o mais importante é que o povo seja instruído, de forma correta sobre como utilizar computadores. Aulas sobre computação poderiam ser instituídas em colégios, em função da possibilidade do aluno crescer com essa informação para si, ajudando-o até com os estudos e mostrando a importância, nesse mundo globalizado em que vivemos, da Internet. Afinal, como disse o pensador contemporâneo Paulo Freire, "educação não transforma o mundo, educação transforma pessoas e pessoas transformam o mundo".

Aluna: Gabriela Gouveia

Como as novas tecnologias digitais podem alienar o indivíduo no mundo ao seu redor

       Com o surgimento de novas tecnologias pesquisas foram realizadas, comprovando que os neurônios de um individuo podem se reorganizar e que as novas tecnologias promovem o retrocesso da evolução humana. Muito se engana quem pensa que apenas a internet tem o poder de alienação; com o desenvolver dos anos percebemos que tanto a televisão quanto algumas marcas.

      Vemos que em meio a Guerra Fria que a televisão teve grande importância para os Estados Unidos, visto que com ela esse conseguiu difundir sua rivalidade contra o bloco socialista (por meio de filmes, desenhos, comerciais...). Atualmente, observamos que os programas televisivos mostram temas frequentes em nossa sociedade (como o homossexualidade, gravidez na adolescência...), entretanto a mídia é mais ativa em redes sociais e no mundo digital do que na própria televisão. Através desse meio, diversos grupos sociais e religiosos tentam difundir suas ideias e ideologias. Modas se formam e os jovens acabam se alienando à nova forma de vida, padrões de beleza e ideologias, as quais se propagam na internet e acabam ficando alienados. Portanto, percebemos que as novas tecnologias nos fazem criar a opinião já formada sobre algo, tirando uma das nossas mais antigas características, pensar por nós mesmos.

Autora: Juliana Ruffeil